terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conceituando Curriculo e sua Integração com as Tecnologias

Nome: Juracy P. dos Santos Soares
Atividade: 03
Módulo: IV
Turma: Professora TA
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz
Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso


Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias


Um currículo resulta de escolhas que devem levar em conta não apenas “o que” deve ser ensinado e “como” deve ser ensinado, mas principalmente “por que” este conhecimento deve ser ensinado.
O currículo precisa ser entendido como um processo de construção social, atravessado por relações de poder “que fizeram e fazem com que tenhamos esta definição determinada de currículo e não outras que fizeram e fazem com que o currículo inclua um tipo determinado de conhecimento e não outro” (Silva 2002, p. 135)
Os conteúdos curriculares enriquecidos nesse processo em que todos contribuem para convergir informações e compartilha-las, tem como objetivo a contextualização da proposta curricular na era do conhecimento. Daí a e escola integrada: mais do que o tempo integral de convívio com as práticas tradicionais, integra-se na direção de novos conteúdos, de novas vivências e de novas relações com a comunidade. Daí o esforço pela inclusão digital nas escolas e pelo fortalecimento e ampliação dos núcleos das novas tecnologias educacionais.
A utilização didática das novas tecnologias da informação e da comunicação favorece o processo pedagógico da proposta curricular no mundo novo.
A interação entre o currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão escolar.
O trabalho com projetos traz nova significação ao currículo, tornando-o mais expressivo para a realidade escolar.
Trabalhar com projetos em sala de aula é sempre muito estimulante e mobiliza os alunos e outros da comunidade escolar.

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