segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hipertexto

O que é hipertexto?

O hipertexto são considerações feitas sobre o assunto elencadas em fragmentos formados por conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma sequência de textos, e tem por objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto. Permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
O autor de um hipertexto não pode começar nem acabar sua obra, pois esses limites, pela sua natureza dinâmica, estão sempre entreabertos à criatividade literária do leitor e à sua competência tecnológica também.
O hipertexto enquanto ferramenta de ensino aprendizagem pode afetar a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e pode ser transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo ensino de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborarem livremente, sob sua responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse.
Enfim, hipertextos tornam realidade e abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário