quinta-feira, 26 de agosto de 2010

unidade 3 Ativ. 1- Análise, planejamento e execução de aula com material digital

Unidade_3_Atividade_1_Plano_de_aula_utilizando_DVD_escola_juracy
A Construção de Brasília – A Interiorização do Brasil
Autora: Juracy Pereira dos Santos Soares
BRASILIA - DF Universidade de Brasília
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar a importância da construção de Brasília no processo de ocupação territorial do Brasil Central; • Compreender a situação política Brasileira em que esse processo ocorreu; • Identificar as conseqüências dessa mudança da capital brasileira.
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimento básico sobre história do Brasil, cartografia
Estratégias e recursos da aula
Estudar o processo de construção de Brasília, como expressão de um programa de interiorização do Brasil, é muito importante. Nesse sentido, a edificação dessa cidade simbolizava a construção de um “Brasil Novo”, que passava por rápidas transformações.

Nesse contexto, O Plano de Metas, programa de governo de Juscelino Kubistcheck (1956-1960) implementou a abertura da economia ao capital estrangeiro e a entrada, em larga escala, de empresas multinacionais. Tal fato acarretou o processo de "modernização": mudou o padrão de acumulação de do país de agrário-exportador para urbano-industrial.

Nessa perspectiva, a construção da nova capital (com base na concepção arquitetônica e urbanística moderna) deveria funcionar como exemplo a ser seguido pelas demais cidades brasileiras. Como símbolo de uma etapa da história do Brasil, conhecer esse processo torna-se fundamental para alunos do nível médio, para compreender o processo de produção do território brasileiro.

Aula 01 – As Razões da Transferência da Capital

Para iniciar a presente aula, recomenda-se a leitura do texto que trata da construção de Brasília, disponível no seguinte link:

www.educacional.com.br/especiais/brasilia45anos/construcao_brasilia.asp

Peça aos alunos que sintetizem as principais idéias sobre a construção da capital.
Depois disso, peça que leiam em voz alta suas sínteses.

• A partir dessas, complemente as idéias dos alunos, com as explicações, abaixo especificadas, referentes às razões da transferência da capital. Segurança Nacional: acreditava-se que com a capital no litoral, ela estava vulnerável a ataques estrangeiros. Esse argumento militar-estratégico teve como precursor Hipólito José da Costa e influenciou os primeiros republicanos, como também os militares após a 2ª Guerra Mundial. Esses acreditavam que, com a capital no interior, a ameaça de invasão seria pouco significativa

• Interiorização do Povoamento e do Desenvolvimento e Integração Nacional: Devido a fatores econômicos e históricos a população brasileira concentrou-se na faixa litorânea, ficando o interior do país pouco povoado e economicamente esquecido. Assim a transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e decorrente abertura de rodovias , ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica. Vale ressaltar que, atualmente, mesmo com a transferência da capital, as regiões Norte e Centro-Oeste continuam pouco povoadas se comparadas às demais regiões. Já no que se refere ao aspecto econômico, a construção da capital e a abertura de estradas possibilitaram a expansão da "fronteira agrícola" para o Centro-Oeste, destacando-se a cultivo de soja para exportação e o maior desenvolvimento da pecuária extensiva de corte.

- Afastar os governantes (a capital) da concentração de atividades e das pressões populares:como capital da república, a cidade do Rio de Janeiro apresentava a concentração de várias atividades econômicas significativas ao contexto da produção capitalista, tais como portos, indústrias, comércio, etc.
Tal fato conferia a essa cidade não só o papel de importante centro econômico do país, como também área de concentração populacional. Tais características locacionais colocavam o governo sujeito às pressões populares, caso fossem implementadas quaisquer políticas, que não tivessem aprovação da população.
Nessa primeira aula as justificativas para a construção de Brasília deverão ser estabelecidas e efetivamente compreendidas pelos alunos, para a continuidade da análise.
Na seqüência da aula, faça a leitura em conjunto do texto disponível no site abaixo especificado, que mostra a situação política da época da construção de Brasília.
Utilize uma dinâmica de leitura, onde cada aluno lê um parágrafo, e o professor complementa com explicações, quando for o caso.
www.educacional.com.br/noticiacomentada/060227not01.asp
Como dever de casa, dessa primeira aula, o docente poderá solicitar a produção de um texto, que explicite as razões da transferência da capital.

Aula 02
Inicie a aula recebendo o dever de casa do encontro anterior e faça uma rápida revisão do que foi abordado em sala de aula, para “aquecer as idéias”.
Feita essa revisão, recomenda-se, como ponto de partida, a exibição do vídeo “Brasília” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC. Eis o link: objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/430
Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
Depois da exibição do vídeo o docente deve estimular o questionamento na turma. Algumas sugestões de perguntas a serem feitas são:
• Quais foram as outras capitais do Brasil?
• Quais as conseqüências com a mudança da capital?
• Quais os objetivos da interiorização do Brasil?
• Quais as conseqüências para a economia do país com essa mudança?

Promova um debate com a turma a partir desses questionamentos. Esse deverá estabelecer conclusões sobre o tema tratado, considerando-se as leituras e discussões feitas em sala de aula.
Importante ressaltar que o processo de interiorização do Brasil, com o advento de Brasília, trouxe mudanças para a conjuntura do país. Assim, as questões acima pontuadas, podem ser respondidas e sintetizadas na forma de um vídeo produzido pelos alunos. É uma maneira interessante de eles produzirem um material que pode ser disponibilizado para consulta. Sugere-se que eles façam uma pesquisa na internet sobre fotografias da época da construção de Brasília para produzir esse documentário. Para tanto eles devem:
1. Levantar o tema e a abordagem que será dada.
2. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes.
3. Escolher a técnica, por exemplo, animação, gravação de imagens, entrevista etc.
4. Escrever o roteiro.
5. Revisar o roteiro.
6. Criar um storyboard (Planejamento quadro a quadro do que será filmado e quais recursos serão necessários).
7. Fazer a filmagem ou edição de imagens.
8. Avaliar a filmagem
9. Colocar trilha sonora.
10. Colocar créditos e agradecimentos.
Produção dos Vídeos
Moviemaker
Microsoft Windows Movie Maker é um programa de computador que ajuda a fazer filmes, já que o nome é Windows Criador de filmes (no português). O programa só serve para sistemas operacionais novos (Windows 2000 ou Windows XP). Após salvo, seu filme pode ser visto pelo Windows Media Player, ou pode ser copiado em CD. O Windows Movie Maker salva vídeos no formato de arquivo WMV e AVI. Permite que os usuários criem efeitos em seus vídeos e também permite que os usuários adicionem musicas a apresentações e efeitos em seus vídeos, permite também adicionar elenco, considerações finais ao seu vídeo
Esta &eac ute; uma ferramenta que proporciona a junção de som, imagem e texto. Assim, os alunos podem criar os roteiros, fazer entrevistas, colocarem músicas transformando o material em um arquivo multimídia que pode ser divulgado, discutido por outras comunidades escolares desde que se garanta a divulgação do mesmo. Os alunos pensam, discutem, publicam, constroem conhecimento e expressam suas idéias.

Publicação dos Materiais Produzidos
Para publicarem os documentários, os alunos podem usar o Youtube, Videolog, ou algum outro provedor gratuito.

Recursos Complementares
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL, 2008. Breve História do Distrito Federal Disponível em: http://www.distritofederal.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=1254Acesso em: 04/04/2008 EDUCACIONAL, 2008. Disponível em: http://www.educacional.com.br/especiais/brasilia45anos/construcao_brasilia.asp
Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: Apresentação dos vídeos com os resultados encontrados nas pesquisas.

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