quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Encontro de Orientadores Educacionais da DRE Pedro Afonso-TO


Encontro de Orientadores Educacionais da DRE Pedro Afonso-TO

O profissional de Orientação Educacional se torna indispensável para o fortalecimento das ações pedagógicas na dinâmica organizacional da escola.
SUCESSO COLEGAS!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Tecnologia em sala de aula

Nome: Juracy P. dos Santos Soares
Atividade 02 Unidade: 03
Turma: Professor TA
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz
Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso

A Tecnologia em sala de aula

Foi gratificante essa aula usando a internet porque atualmente no meio em que vivemos está permeado pelo uso dos recursos tecnológicos que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do dia a dia trazidos até a sala de aula.
Nós educadores, somos pesquisadores junto com os alunos e articuladores de aprendizagens ativas e avaliadores de resultados.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Para refletir!

Agenda da felicidade

O Sorriso

É o cartão de visita das pessoas saudáveis.
Distribua-o gentilmente.

O Diálogo

É a ponte que liga as duas margens, do eu ao tu.
Transmite-o bastante.

O Amor

É a melhor música na partitura da vida.
Sem ele, você será um(a) eterno(a) desafinado(a).

A Bondade

É a flor mais atraente do jardim de um coração bem cultivado.
Plante estas flores.

A Alegria
É o perfume gratificante, fruto do dever cumprido.
Esbanje-o, o mundo precisa dele.

A Paz na Consciência

É o melhor travesseiro para o sono da tranqüilidade.
Viva em paz consigo mesmo.

A Fé

É a bússola certa para os navios errantes, incertos, buscando as praias da eternidade.
Utilize-a sempre.

A Esperança

É o vento bom enpurrando as velas do nosso barco.
Chame-o para dentro do seu cotidiano..

Plano de aula - hipertexto ou internet

Unidade_2_ativ_2_Plano_de_Aula_sobre_Hipertexto_juracy
PLANO DE AULA COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
COLÉGIO CRISTO REI
PROFESSORA: Juracy Pereira dos Santos Soares
CONTEÚDO: Geometria Espacial-Explorando os Sólidos Geométricos com os pequenos
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
FAIXA ETÁRIA: 08 E 09 ANOS
COMPETÊNCIAS:
Desenvolver a capacidade de resolver problemas práticos do cotidiano, de reconhecer propriedades geométricas básicas e de caracterizar as diferentes formas geométricas básicas e de caracterizar as diferentes formas geométricas e espaciais presentes na natureza ou abstratas.
HABILIDADES:
-Identificar os sólidos geométricos;
-Compreender propriedades básicas dos sólidos geométricos;
-Classificar as formas geométricas e seus elementos.

TEMPO ESTIMADO:

Cinco aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO:
Caixas de papelão e objetos de tamanhos e formas variados (retangulares, cilíndricos, em forma de prisma etc.).
DESENVOLVIMENTO

- 1ª etapa
Realize uma atividade de levantamento de informações sobre os sólidos apresentando as caixas e os objetos que você levou para a classe e fazendo perguntas: quantos lados têm cada uma? Alguma delas tem lados iguais? Quais são mais parecidas entre si? Por quê? Quais são as mais adequadas para empilhar? Como se chamam?

- 2ª etapa
Divida a classe em grupos de quatro crianças. Entregue todos as caixas e objetos e lance o desafio: construir a torre mais alta possível com o material disponível. Explique que, para a torre não cair, eles devem debater entre si e levar em conta a forma com que os objetos têm de ser usados. Durante a tarefa, você pode propor algumas questões: como posicionar um cilindro para fazer que a pilha continue a subir? Uma embalagem de CD fica mais alta de pé ou deitada? Qual o melhor jeito para manter o equilíbrio? Verifique o critério usado pelas crianças para classificar as figuras e usá-las na construção.

- 3ª etapa
Para refletir sobre a etapa anterior, proponha que a turma examine as duas construções. Na torre campeã, que tipos de caixa foram usados? Por que ela ficou mais alta? Como conseguiu sustentar o equilíbrio? Se uma das torres tiver caído, leve a classe a entender o porquê. Quais caixas foram usados na base? Eles estavam apoiados nos lados mais largos ou mais finos? Em que medida isso fez diferença?

- 4ª etapa
Reúna novamente os objetos e as caixas e organize um novo jogo: agora, um dos grupos terá de pegar, no menor tempo possível, o sólido descrito pelo outro grupo. A dificuldade consiste em não poder apontar o objeto. Se a criança sentir dificuldade, intervenha, perguntando, por exemplo, quantos lados têm o objeto, se são iguais etc.

- 5ª etapa
Registre num cartaz as perguntas mais importantes que a turma formulou para diferenciar um sólido do outro. Com base nessas diferenças, apresente os nomes de alguns sólidos (cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, pirâmide e prisma são os principais) e proponha às crianças jogar de novo – dessa vez, relembrando as perguntas e os novos nomes aprendidos. Promova uma reflexão coletiva: ficou mais fácil jogar com as novas dicas?
Levar os alunos ao laboratório de Informática para que os grupos possam fazer pesquisa sobre os sólidos geométricos que está disponível em:
http://.mathema.com.br/defauta.asp?url=htpp://www.mathema.com.br/ e_funda _a/sala de aula/tarsila.html.

AVALIAÇÃO
Avalie a evolução de cada criança em termos da caracterização dos diferentes sólidos e do vocabulário específico (verifique, por exemplo, se indicativos genéricos do tipo "aquele ali" e "a figura pontuda" foram substituídos por outros mais próximos da linguagem geométrica). Se a turma apresentar dificuldades, retome as atividades com algumas variações, trabalhando com duplas, em vez de grupos, e propondo desafios diferentes, como localizar a pirâmide, em vez do cubo, no meio dos sólidos.

Refletindo sobre minha aprendizagem

Refletindo sobre minha aprendizagem


Com as atividades desenvolvidas percebi que a internet está ficando cada vez mais interessante e criativo, possibilitando a exploração de um número esplendido de assuntos para a construção do nosso conhecimento, levando em consideração a cooperação que acontece entre as pessoas em busca de novas informações.
A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula desperta nos alunos uma visão mais critica dos problemas, resgate em suas ações, a historia, a arte, a cultura permitindo diante dos recursos disponíveis desenvolverem ações voltadas para o aprendizado dos alunos.
Os recursos bastante conhecidos e utilizados são os sites de busca, que pode facilitar e incentivar o aluno na pesquisa de informações e dados. Podemos citar ainda as ferramentas de comunicação: correio eletrônico, fórum de discussão,blogs que são meios de comunicação que favorecem o estabelecimento de conexões entre pessoas de diferentes lugares, idades e culturas. A troca de idéias e conhecimentos com pessoas de diversos contextos pode ampliar a visão do sentido de fornecer novas referências para seu aprendizado.
Os recursos pedagógicos da Internet como a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizadas de forma articulada. O importante é o professor estar atento e conhecer as especificidades de cada um dos recursos para oferecer orientações na criação de ambientes que possam enriquecer o processo o processo de aprendizagem do aluno.
O envolvimento do aluno no processo ensino aprendizagem é importante e cabe a escola propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o estudo de cada situação de sala de aula.
Essa forma de aprender contextualizada permite ao aluno relacionar aspectos presentes da vida pessoal,social e cultural priorizando as competências cognitivas adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento.

Um abraço
Jurinha

Plano de aula com recursosd tecnólogicos

Unidade_2_ativ_4_Planejamento_atividade_com_Hipertexto_ou_internet_juracy

PLANO DE AULA COM RECURSOS TECNOLÓGICOS

COLÉGIO CRISTO REI

PROFESSORA: Juracy Pereira dos Santos Soares

CONTEÚDO: Geometria Espacial – Explorando os Sólidos Geométricos.

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

SÉRIE: 4ª

OBJETIVO: Identificar e classificar os sólidos geométricos compreendendo as suas propriedades básicas.

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESSA AULA: Desenvolver a capacidade de resolver problemas práticos do cotidiano e de caracterizar as diferentes formas geométricas básicas e de caracterizar as diferentes formas geométricas e espaciais presentes na natureza ou abstratas.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 05 aulas de 50 minutos.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR: Geometria plana.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS AULAS:
Realizar atividades de levantamento de informações sobre sólidos geométricos apresentando caixas de embalagens e objetos de tamanhos e formas variadas. Será realizada atividades em grupos como jogos e confecção de cartaz. Para fixar o conteúdo estudado levar os alunos ao laboratório de informativa para que em grupos possam fazer pesquisa que está disponível em:
http://.mathema.com.br/defauta.asp?url=htpp://www.mathema.com.br/e_fund_a/saladeaula/tarsila.html. Logo após a socialização entre os alunos sobre a atividade desenvolvida sob a orientação do professor, fazer a conclusão do conteúdo estudado.

AVALIAÇÃO: Serão avaliados através da participação e interação não só com os jogos de animação como também com os colegas entre si.