Unidade_2_ativ_2_Plano_de_Aula_sobre_Hipertexto_juracy
PLANO DE AULA COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
COLÉGIO CRISTO REI
PROFESSORA: Juracy Pereira dos Santos Soares
CONTEÚDO: Geometria Espacial-Explorando os Sólidos Geométricos com os pequenos
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
FAIXA ETÁRIA: 08 E 09 ANOS
COMPETÊNCIAS:
Desenvolver a capacidade de resolver problemas práticos do cotidiano, de reconhecer propriedades geométricas básicas e de caracterizar as diferentes formas geométricas básicas e de caracterizar as diferentes formas geométricas e espaciais presentes na natureza ou abstratas.
HABILIDADES:
-Identificar os sólidos geométricos;
-Compreender propriedades básicas dos sólidos geométricos;
-Classificar as formas geométricas e seus elementos.
TEMPO ESTIMADO:
Cinco aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Caixas de papelão e objetos de tamanhos e formas variados (retangulares, cilíndricos, em forma de prisma etc.).
DESENVOLVIMENTO
- 1ª etapa
Realize uma atividade de levantamento de informações sobre os sólidos apresentando as caixas e os objetos que você levou para a classe e fazendo perguntas: quantos lados têm cada uma? Alguma delas tem lados iguais? Quais são mais parecidas entre si? Por quê? Quais são as mais adequadas para empilhar? Como se chamam?
- 2ª etapa
Divida a classe em grupos de quatro crianças. Entregue todos as caixas e objetos e lance o desafio: construir a torre mais alta possível com o material disponível. Explique que, para a torre não cair, eles devem debater entre si e levar em conta a forma com que os objetos têm de ser usados. Durante a tarefa, você pode propor algumas questões: como posicionar um cilindro para fazer que a pilha continue a subir? Uma embalagem de CD fica mais alta de pé ou deitada? Qual o melhor jeito para manter o equilíbrio? Verifique o critério usado pelas crianças para classificar as figuras e usá-las na construção.
- 3ª etapa
Para refletir sobre a etapa anterior, proponha que a turma examine as duas construções. Na torre campeã, que tipos de caixa foram usados? Por que ela ficou mais alta? Como conseguiu sustentar o equilíbrio? Se uma das torres tiver caído, leve a classe a entender o porquê. Quais caixas foram usados na base? Eles estavam apoiados nos lados mais largos ou mais finos? Em que medida isso fez diferença?
- 4ª etapa
Reúna novamente os objetos e as caixas e organize um novo jogo: agora, um dos grupos terá de pegar, no menor tempo possível, o sólido descrito pelo outro grupo. A dificuldade consiste em não poder apontar o objeto. Se a criança sentir dificuldade, intervenha, perguntando, por exemplo, quantos lados têm o objeto, se são iguais etc.
- 5ª etapa
Registre num cartaz as perguntas mais importantes que a turma formulou para diferenciar um sólido do outro. Com base nessas diferenças, apresente os nomes de alguns sólidos (cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, pirâmide e prisma são os principais) e proponha às crianças jogar de novo – dessa vez, relembrando as perguntas e os novos nomes aprendidos. Promova uma reflexão coletiva: ficou mais fácil jogar com as novas dicas?
Levar os alunos ao laboratório de Informática para que os grupos possam fazer pesquisa sobre os sólidos geométricos que está disponível em:
http://.mathema.com.br/defauta.asp?url=htpp://www.mathema.com.br/ e_funda _a/sala de aula/tarsila.html.
AVALIAÇÃO
Avalie a evolução de cada criança em termos da caracterização dos diferentes sólidos e do vocabulário específico (verifique, por exemplo, se indicativos genéricos do tipo "aquele ali" e "a figura pontuda" foram substituídos por outros mais próximos da linguagem geométrica). Se a turma apresentar dificuldades, retome as atividades com algumas variações, trabalhando com duplas, em vez de grupos, e propondo desafios diferentes, como localizar a pirâmide, em vez do cubo, no meio dos sólidos.
Nossa! como o trabalho com o hipertexto facilita a nossa atividade. O seu plano para trabalhar os solidos ficou show. Gostei.
ResponderExcluiroi Jurinha
ResponderExcluirComo o trabalho com hipertexto é muito interessante, pois facilita o nosso trabalho.
Boa tarde.
Elinda
Olá,jurinha!
ResponderExcluirSeu plano de Aula utilizando recursos tecnológicos está maravilhoso,pois nossa clientela(alunos)sentem necessidade e eles tem a capacidade de resolver questões práticas do cotidiano.Pois trabalhar as diferentes formas geométricas e seus elementos é muito interessante,onde utilizou material diferenciado.