quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Refletindo sobre minha aprendizagem

Refletindo sobre minha aprendizagem


Com as atividades desenvolvidas percebi que a internet está ficando cada vez mais interessante e criativo, possibilitando a exploração de um número esplendido de assuntos para a construção do nosso conhecimento, levando em consideração a cooperação que acontece entre as pessoas em busca de novas informações.
A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula desperta nos alunos uma visão mais critica dos problemas, resgate em suas ações, a historia, a arte, a cultura permitindo diante dos recursos disponíveis desenvolverem ações voltadas para o aprendizado dos alunos.
Os recursos bastante conhecidos e utilizados são os sites de busca, que pode facilitar e incentivar o aluno na pesquisa de informações e dados. Podemos citar ainda as ferramentas de comunicação: correio eletrônico, fórum de discussão,blogs que são meios de comunicação que favorecem o estabelecimento de conexões entre pessoas de diferentes lugares, idades e culturas. A troca de idéias e conhecimentos com pessoas de diversos contextos pode ampliar a visão do sentido de fornecer novas referências para seu aprendizado.
Os recursos pedagógicos da Internet como a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizadas de forma articulada. O importante é o professor estar atento e conhecer as especificidades de cada um dos recursos para oferecer orientações na criação de ambientes que possam enriquecer o processo o processo de aprendizagem do aluno.
O envolvimento do aluno no processo ensino aprendizagem é importante e cabe a escola propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o estudo de cada situação de sala de aula.
Essa forma de aprender contextualizada permite ao aluno relacionar aspectos presentes da vida pessoal,social e cultural priorizando as competências cognitivas adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento.

Um abraço
Jurinha

Um comentário:

  1. Refletindo a respeito das mudanças trazidas pelas novas tecnologias e como podem ser importantes, como ferramenta pedagógica, no desenvolvimento de habilidades dos alunos para atuarem no mundo de hoje, os professores devem planejar e reavaliar as concepções e metodologias utilizadas, buscar a formação adequada para fazer a mediação entre os conteúdos e os alunos para que passem a ser autores do seu próprio conhecimento.
    Vitória Réjia

    ResponderExcluir